ESG Santa Cruz

Carro ou ônibus? A sustentabilidade começa nesta decisão.

Durante muitos anos, ônibus era uma alternativa de transporte para quem não tinha carro. Hoje, é uma questão de sustentabilidade.

Cada vez mais, as pessoas procuram manter hábitos sustentáveis, que ajudam a melhorar a qualidade de vida no Planeta e sem agredir o meio ambiente.

Um desses hábitos é o conceito de viagem sustentável. Ele ganha força conscientizando a população sobre o imenso rastro de carbono que os veículos deixam, especialmente durante viagens. A quantidade de combustível não renovável utilizado para abastecer veículos motorizados é uma questão séria e que precisava ser revista. Para incentivar um estilo de vida mais consciente, viagem sustentável está ganhando cada vez mais adeptos.

A viagem sustentável está apoiada em diversas práticas, desde como você deve fazer as malas, até a escolha do itinerário da viagem e seu meio de transporte. Cada passo tem o objetivo de deixar o menor impacto possível no planeta.

Se você ama viajar, seja a trabalho ou a lazer, sozinho ou com companhia, esse é um método inteligente, simples e que trará muitos benefícios para ambos os lados. Acredite, são pequenas mudanças que farão toda a diferença para o seu bem-estar e o do planeta!

Santa Cruz é uma empresa sustentável

Este é o selo Santa Cruz para seu programa ESG de Sustentabilidade.

Santa Cruz tem como objetivo estar junto com a sociedade nos temas relacionados ao ESG, que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas. Este conhecimento sempre fará parte de um processo de melhoria contínua da Viação Santa Cruz focada em sustentabilidade.

Você sabe o que é ESG?

A sustentabilidade possui 3 pilares importantes: Econômico, Social e Ambiental. Para que uma iniciativa seja sustentável, ela precisa estar integrada nesse conjunto de forma fácil, acessível e atrativa.
A sigla ESG significa, em inglês: Environmental (meio ambiente), Social (social) and Corporate Governance (econômico).

Práticas Santa Cruz pela Sustentabilidade

Manutenção Preventiva

Permite melhor utilização dos recursos e reduz a possibilidade de eventuais problemas durante a viagem, garantindo mais segurança e conforto aos passageiros.

Teste de Controle de Opacidade

Permite aferir e controlar a emissão dos gases que prejudicam o meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais gerados na queima de combustíveis fosseis.

Treinamentos de Motoristas

Atualização periódica da equipe de motoristas com conceitos de direção segura e econômica.

Redução de Diesel

Adoção de práticas para reduzir o consumo e evitar o desperdício de óleo diesel, o PROCED que é aplicado através de treinamento e acompanhamento dos motoristas e tecnologia aplicada aos ônibus, com acompanhamento por viagem. Programa adotado a mais de 20 anos e que através desse acompanhamento contínuo vem trazendo resultados de mais de 7,5% comparado a 2018.

Componente Arla

Toda nossa frota tem idade média abaixo de 4 anos e EURO-5, que atende a um conjunto de normas regulamentadoras pela diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel, como Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%.

Cabine e lavador

Uso de recursos tecnológicos com menor impacto ambiental e menos desperdício, como cabine de pintura e lavador de peças.

Gestão de resíduos

Práticas ecológicas para descarte e reaproveitamento de resíduos físicos e líquidos da forma adequada.

Estação de reuso de água

Reuso de água para lavagem dos veículos da frota, através de estação própria para tratamento, preservando a água potável e reduzindo o volume de esgoto descartado.

Separação de Água e Óleo

Caixas separadoras, instaladas em locais corretos da garagem, que permitem separar óleos e graxas da água, impedindo o despejo para o esgoto público e evitando a contaminação do lençol freático, do solo e do ar.

Economia de energia

Troca das lâmpadas incandescentes e fluorescentes para LED, prorpocionando maior durabilidade: enquanto incandescentes duram mil horas e fluorescentes dez mil horas, as novas lâmpadas resistem de 20 mil a 50 mil horas. Além disso, a tecnologia LED não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza na sua fabricação.

Recapagem de Pneus

Além do aspecto econômico este processo reduz de forma ecológica o consumo de insumos utilizado na produção de pneus novos. Durante os últimos 19 anos está pratica teve o mesmo impacto de retirar 2.874 carros das ruas, plantar 178.725 arvores, poupar 516.762 litros de petróleo ou evitar 6.899 toneladas de CO2 da atmosfera.

Social

Mudar o mundo a partir das Pessoas

O ‘S’ contempla também questões como saúde e segurança dos funcionários, padrões de trabalho e bem-estar.

A visão social está enraizada desde a constituição da SANTA CRUZ, pela forte influência da Dona Sofia, sua também fundadora. Incansável, ainda encabeçou a criação do ICA – Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente, hoje uma organização independente, mas que compartilha os valores desta Empresa, uma das apoiadoras ativas da Instituição.

O programa Mulheres Melhores é uma iniciativa do Grupo Santa Cruz, criado em março de 2023, que tem por objetivo reconhecer, incentivar e promover o talento feminino dentro da empresa. Além disso, o programa apresenta diversos temas de interesse das mulheres, em diversos âmbitos de sua vida multitarefas – como profissionais, mães, esposas e partes integrantes de uma sociedade em constante evolução. Uma das principais ações do programa é a produção mensal de entrevistas sobre temas pertinentes.

Outras iniciativas que a Santa Cruz apoia

Governança

A governança é um fator estruturante dos demais pilares e fundamental para que o ambiental e o social aconteçam. A diretoria da SANTA CRUZ tem plena consciência disso e aplica esse fator em todo o seu planejamento.

Dessa forma, o compromisso com a atuação ética, íntegra e transparente se faz presente em todas as atividades, envolvendo os seus colaboradores, administradores, prestadores de serviços e fornecedores: é um elemento chave de nossa estratégia empresarial.

Valorização do time

O Grupo Santa Cruz trabalha continuamente pelo desenvolvimento do seu time de profissionais, acolhendo e gerindo a carreira de cada um de forma humanizada. Por isso, investe frequentemente em treinamentos, ações e eventos que ajudam na integração, na ampliação de visão pessoal, profissional e fortalecimento de uma cultura organizacional que favorece o lado humano de cada um.

Pular para o conteúdo