Este guia tem como objetivo trazer todas as informações, regras, direitos e deveres da empresa e do passageiro para o transporte coletivo de passageiros sob responsabilidade do Sistema de Transporte Interestadual sob gestão da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Para a realização da viagem é obrigatória a aquisição do bilhete de passagem.
A remuneração do serviço de transporte é realizada pelo preço pago pelo bilhete de passagem e pela comercialização de serviços acessórios prestados simultaneamente ao serviço de transporte, com liberdade para fixar o preço a ser pago pelos serviços.
Disponibilizamos serviços acessórios ao transporte de passageiros em nossos canais de atendimento físicos e digitais, considerando que para cada um dos canais há diferenciação nos serviços disponíveis.
Para que a viagem seja realizada é obrigatório apenas a compra do bilhete de passagem. Os demais serviços oferecidos são facultados ao cliente a opção de compra complementarmente ao bilhete de passagem.
Ao preço do serviço poderá ser acrescida taxa de embarque, eventualmente cobrada pela instalação utilizada como ponto de embarque dos usuários.
No preço do serviço está incluído, a título de franquia, o transporte de bagagem despachada e no porta- embrulhos, observados os limites máximos previstos.
Ofertamos preços promocionais em nossas viagens, que podem variar de acordo com o canal de compra, classe de serviços e trajeto da viagem. As promoções também podem variar de acordo com público alvo, data específica para compra e/ou para viagem e podem ainda ter quantidade de passagens/assentos promocionais limitados.
Todas as promoções vigentes podem ser consultadas em www.viajesantacruz.com.br/promocoes.
Todos os nossos preços e condições promocionais são divulgados adicionalmente em nossos canais oficiais de comunicação, incluindo redes sociais, e são de inteira responsabilidade da Viação Santa Cruz. Em caso de divergência entre o preço divulgado e o preço no momento da compra, nosso SAC deverá ser acionado e prevalecerá o preço mais favorável ao usuário, caso não tenham sido previamente informadas as condições do preço divulgado.
Não nos responsabilizamos por informações incorretas divulgadas por sites ou outros canais de terceiros não oficiais da Viação Santa Cruz.
Canais de Venda:
Nossa venda de passagens é realizada por meio de canais físicos e digitais, credenciados à Viação Santa Cruz Ltda:
Canais Físicos de Venda:
Temos como canais físicos oficiais de venda de passagens da Viação Santa Cruz, os locais indicados em nosso site na seção Ponto de Venda (https://viajesantacruz.com.br/pontos-de-vendas/ )
Canais Digitais de Venda – Oficiais Viação Santa Cruz:
Realizamos a venda de passagens pelas principais plataformas online de comunicação, sendo:
Site: www.viajesantacruz.com.br
WhatsApp: 19 3891 9012
SAC: 0800 888 0899
Canais Digitais de Venda – Terceirizados:
Atuamos também nos maiores sites de venda de passagens do país, sendo a comercialização realizada pelo site e todas as informações e condições comerciais sendo também de sua responsabilidade. Neste caso, cabe à Viação Santa Cruz a responsabilidade de operacionalização do serviço de transporte adquirido.
Concentramos nossos esforços de vendas em nossos guichês e pontos de venda para atendimento presencial, respeitando o horário de funcionamento de cada local. Em nossos canais digitais, disponibilidade de vendas 24horas por dia.
A aquisição de passagem com nossos motoristas ocorre excepcionalmente e apenas em caráter emergencial se caso todos os demais canais estiverem indisponíveis por motivo de forma maior.
Todos os nossos guichês e pontos de venda de passagens possuem identificação da Viação Santa Cruz por meio de luminoso ou banner indicativo de ponto de venda credenciado.
Nos canais digitais também dispomos da identificação de nossa empresa para todos os horários de viagens ofertados.
Formas de Pagamento
As formas de pagamento disponíveis são:
Dinheiro
Carteira Digital Santa Cruz Pay
Cartões de Débito e Pix
Cartão de Crédito com parcelamento em até 6x sem juros, com parcelas mínimas de R$50,00. Aceitas as seguintes bandeiras: Visa, Master, Elo, Dinners
Pix
Parcelamento em até 12x, com juros. Consulte bandeiras aceitas e parcelas mínimas e juros de parcelamento para compras diretamente no site na efetivação da compra.
Pix
Cartão de Crédito com parcelamento em até 6x sem juros, com parcelas mínimas de R$50,00. Aceitas as seguintes bandeiras: Visa, Master, Elo, Dinners
Dinheiro
Informações sobre horários e trajeto de viagens:
Nas consultas de horários de viagem vigentes, o horário indicado para a viagem é o horário de partida do veículo.
Orientamos que a chegada para embarque ocorra com 30 minutos de antecedência ao horário de partida, para que seu embarque e a partida da viagem ocorram de forma tranqüila, segura e com a devida identificação, conferência e acondicionamento de todos os passageiros e de suas bagagens.
Indicamos em seu bilhete de passagem o horário de apresentação para embarque e o horário de partida de sua viagem, esteja sempre atento a esta informações!
Conferência do bilhete de passagem:
O bilhete de passagem será emitido no ato da compra e deverá ser conferido de imediato pelo usuário todos os dados do bilhete adquirido: data e horário da viagem, trajeto (origem e destino) da viagem, nome e documento do passageiro, valor total do bilhete de passagem.
Qualquer divergência em sua compra deverá ser sanada de imediato. Nos casos de vendas presenciais, a comunicação deverá ser feita no ato e nosso representante providenciará a devida correção. Nos casos de vendas online, todas as informações são fornecidas previamente à confirmação da compra, confira atentamente antes da conclusão pois após a confirmação estarão disponíveis as opções de cancelamento ou remarcação de acordo com as condições vigentes para a compra realizada.
No ato da compra de sua passagem em nossos guichês e pontos de venda, será emitido o Bilhete de Passagem Eletrônico (Bpe) e fornecido de forma impressa o Documento Auxiliar de Bilhete Eletrônico (DABPe) contendo a todas as informações de sua viagem.
Já nas compras realizadas de forma online, o DABPe é fornecido digitalmente e encaminhado imediatamente após a confirmação da compra para o e-mail indicado no processo de aquisição. Verifique o recebimento de sua passagem e caso o bilhete não seja recebido realize o contato com o site de compra para reenvio.
Até o momento da viagem, fornecemos também a reemissão do DABPe em todos os nossos guichês e pelo SAC. Este bilhete reimpresso poderá ser utilizado exclusivamente para embarque na viagem para o qual foi originalmente adquirido.
Consta em seu bilhete de passagem (DABPe), sem prejuízo de outras informações:
Cancelamento, transferência e remarcação do bilhete de passagem
Os bilhetes de passagem terão a validade de 1 (um) ano a partir da data da primeira emissão:
O prazo mínimo para efetivação do cancelamento/reembolso do bilhete de passagem é de 03 horas de antecedência ao horário da viagem para a qual foi adquirido. Na efetivação de seu cancelamento, será fornecido o protocolo de confirmação de seu cancelamento contendo a indicação do bilhete cancelado e de data e horário da efetivação do cancelamento.
O prazo mínimo para efetivação da remarcação do bilhete de passagem, sem custos adicionais, é de 03 horas de antecedência ao horário da viagem para a qual foi adquirido;
Após a data e horário da viagem, a remarcação ocorrerá apenas se o não embarque do passageiro tiver sido confirmado pela Viação Santa Cruz em seu sistema de venda de passagem, de acordo com a conferência realizada pelo motorista no ato do embarque.
Na efetivação da remarcação do bilhete de passagem, caso haja diferença de valores entre o valor pago e o valor vigente para a nova viagem, esta deverá ser sanada de imediato com a cobrança ou com a devolução de valores.
As solicitações de cancelamento/reembolso e de remarcação de passagens poderão ser realizadas em qualquer guichê ou ponto de venda credenciado a Viação Santa Cruz. Também é assegurado ao usuário a possibilidade de cancelamento/reembolso e de remarcação de sua passagem por meio de nosso SAC.
Orientamos a todos os usuários que, no caso de passagens adquiridas de forma online, seja realizado o cancelamento/reembolso preferencialmente diretamente no site de compra para que o processo de ressarcimento seja realizado de forma mais ágil.
Para os cancelamentos realizados em nossos guichês, pontos de venda ou SAC o prazo para efetivação do reembolso por meio de estorno/devolução é de até 30 dias. O estorno/devolução será realizado na mesma forma de pagamento utilizada na compra da passagem.
Os bilhetes de passagem serão nominais e transferíveis, de acordo com os critérios indicados abaixo para transferência da titularidade:
A Viação Santa Cruz não cobra nenhum valor a título de taxa ou multa para os procedimentos de cancelamento, remarcação ou troca de titularidade de seu bilhete de passagem.
Caso haja qualquer dúvida, nossos canais de atendimento e o canal de comunicação com a ANTT estão disponibilizados em nossos guichês, pontos de venda, site (www.viajesantacruz.com.br) e em nossos veículos.
Transportamos, gratuitamente, uma CRIANÇA de até 6 (seis) anos incompletos, por responsável, desde que não ocupe poltrona, em qualquer viagem, conforme art. 39 do Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, sendo obrigatória a emissão do Bilhete de Gratuidade da Criança para sua identificação.
O Bilhete de Gratuidade da Criança A emissão da passagem com o benefício poderá ser realizada em nossos guichês ou por meio de nosso SAC, site (seção Fale Conosco) ou atendimento WhatsApp, mediante a apresentação do documento da criança e indicação do bilhete do responsável acompanhante.
Concedemos o benefício para IDOSOS realizarem viagens entre estados, de acordo com o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003 e regulamentado pela Resolução n.º 1692/2006 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Os benefícios são disponibilizados nos serviços convencionais sendo 2 (duas) poltronas gratuitas e as demais com o desconto de 50% sobre o valor da tarifa, sem limite de venda, conforme disponibilidade de poltronas.
Têm direito ao benefício pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e que tenham renda igual ou inferior a 02 (dois) salários mínimos.
Para a reserva do benefício, o idoso deverá comparecer à agência, presencialmente, com antecedência mínima de 03 (três) horas ao horário de início da viagem (solicitações após este período, sujeito à disponibilidade de poltronas).
Deverão ser apresentados, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
a) Para comprovação da idade: Documento pessoal, com fé pública, que contenha foto;
b) Para comprovação da renda: É necessária a apresentação de um dos seguintes documentos atualizados*:
• Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas ou;
• Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador ou;
• Carnê de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS ou;
• Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado;
• Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres;
• Carteira do Idoso, disponibilizada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social
*Considera-se atualizado o documento emitido nos últimos três meses da data de sua apresentação.
A emissão da passagem com o benefício poderá ser realizada em nossos guichês ou por meio de nosso SAC, site (seção Fale Conosco) ou atendimento WhatsApp.
Concedemos o benefício do Programa ID Jovem para as viagens entre estados, conforme prevê o estatuto da juventude, Lei nº 12.852/2013, regulamentado pelo decreto 8.537, de 5 de outubro de 2015.
Aos beneficiários deste programa, são disponibilizadas nos serviços convencionais, 02 (duas) poltronas por veículo com 100% (cem por cento) de desconto sobre a tarifa e mais 02 (duas) poltronas com 50% (cinqüenta por cento) de desconto sobre a tarifa.
A reserva da passagem pode ser feita com antecedência mínima de 03 (três) horas ao horário de início da viagem, apresentando no ato da solicitação a Identidade Jovem (dentro do prazo de validade) acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válida em todo território nacional (solicitações após este período, sujeito à disponibilidade de poltronas).
A emissão da passagem com o benefício poderá ser realizada em nossos guichês ou por meio de nosso SAC, site (seção Fale Conosco) ou atendimento WhatsApp.
Concedemos o benefício PASSE LIVRE para portadores de deficiência em viagens entre estados, de acordo com a Lei nº 8.899/1994 e a Portaria 1.579 de 25 de novembro de 2022.
São reservadas 02 (duas) poltronas aos portadores de deficiência beneficiários do Programa Passe Livre no serviço de transporte interestadual, em horários de serviço convencional, com gratuidade no bilhete de passagem.
As poltronas ficam reservadas ao benefício até 03 horas antes do início da viagem (solicitações após este período, sujeito à disponibilidade de poltronas). Enquanto houver disponibilidade de poltronas no veículo, o benefício é concedido, sem limite máximo de beneficiários.
Para solicitar o benefício é necessário comparecer presencialmente em nossa agência de venda de passagem, apresentando a Carteira do Passe Livre do Governo Federal junto com documento de identidade oficial com foto.
O benefício da gratuidade se estende ao acompanhante do beneficiário, quando devidamente indicada na credencial do Passe Livre a necessidade de acompanhante.
A emissão da passagem com o benefício poderá ser realizada em nossos guichês ou por meio de nosso SAC, site (seção Fale Conosco) ou atendimento WhatsApp.
Informações importantes sobre a disponibilização dos benefícios:
Emissão do bilhete de passagem com benefício:
Consta no bilhete de passagem (emitido com benefício), sem prejuízo de outras informações:
Os bilhetes emitidos com gratuidades e descontos previstos em lei são intransferíveis.
A pessoa idosa beneficiária da gratuidade e a pessoa com deficiência titular da credencial de Passe Livre estão isentas do pagamento da taxa de embarque.
A comercialização de serviços acessórios prestados simultaneamente ao serviço de transporte ocorre com liberdade para fixação do preço a ser pago pelos serviços;
Transporte de Bagagens:
Será transportado até o limite de:
As bagagens, dentro desta franquia, serão ser transportadas na mesma viagem do passageiro.
Excedida a franquia, poderá ser contratado o serviço de transporte de encomendas para a bagagem adicional, ou adquirido novo(s) bilhete de passagem que contemple ao total de bagagens a serem embarcadas.
São considerados como bagagem itens de uso pessoal, tais como roupas, calçados e acessórios de higiene pessoal.
Os itens levados como bagagem e contidos no interior de sua mala/bolsa para transporte são de inteira responsabilidade do passageiro, sendo de responsabilidade da empresa transportadora a integridade dos bens acondicionados no bagageiro, devidamente identificados.
Itens que não atendem a esta classificação de bagagem não transportamos, sendo indicada a utilização do serviço de transporte de encomendas.
IMPORTANTE – Não são transportados os seguintes materiais:
– Eletroeletrônicos (exemplo: eletrodomésticos, celulares, computadores, notebooks, tablets, monitores, televisões, câmeras fotográficas, impressoras, fotocopiadoras);
– Produtos perecíveis;
– Produtos perigosos, químicos e inflamáveis;
– Peças e acessórios para veículos automotores;
– Jóias, dinheiro (em espécie), cheques;
– Produtos ilícitos;
À exceção, transportamos bicicleta como bagagem, limitado a 2 (duas) unidades por viagem e desde que estejam devidamente desmontadas e protegidas, a fim de evitar danos e avarias.
Nosso suporte em caso de pertences esquecidos dentro dos ônibus é realizado por meio de nosso SAC ou diretamente pelo contato (19) 3891 9000 – Opção 4.
Os equipamentos e ajudas técnicas de uso dos passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida, bem como dos passageiros com crianças de colo, não serão considerados bagagem, sendo obrigatório, gratuito e prioritário o seu transporte, mesmo que excedam os limites máximos estabelecidos na franquia mínima. No caso de incompatibilidade do equipamento com o bagageiro, a empresa transportadora fica dispensada do transporte, devendo informar ao passageiro para que providencie o transporte do equipamento de outra forma.
O controle de identificação de bagagem atenderá às seguintes determinações:
Utilização, nas bagagens despachadas, de tíquete de bagagem, com código de controle e a identificação da empresa transportadora, em 3 (três) vias, sendo que:
As vias dos tíquetes de bagagem em poder da empresa transportadora são mantidas nos veículos durante toda a viagem, junto ao motorista.
Respondemos pela indenização da bagagem despachada nos casos de danos e extravios, bem como pela indenização de equipamentos e ajudas técnicas de uso dos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida despachados no bagageiro do veículo, observados os procedimentos:
Caso não seja declarado pelo passageiro à transportadora, antecipadamente ao embarque da viagem, o valor para fins de indenização de bagagem ou de equipamentos e ajudas técnicas de uso dos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, a empresa transportadora responde até o valor de 3.000 UMRP no caso de dano parcial, e 10.000 UMRP no caso de dano integral ou extravio;
RESOLUÇÃO Nº 6.033, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2023, Art. 246. O valor base da UMRP será de R$ 0,271847 (duzentos e setenta e um mil, oitocentos e quarenta e sete milionésimos de real).
Os volumes transportados no porta embrulhos estão sob a responsabilidade dos passageiros e não estão sujeitos a qualquer tipo de indenização por dano ou extravio.
A reclamação de dano ou extravio deverá ser feita por meio de nosso SAC ou WhatsApp (19 99192-7596) ou ao nosso representante, obrigatoriamente ao término da viagem, onde se verifique o desembarque do passageiro. A reclamação deverá ser registrada em formulário próprio fornecido pela empresa transportadora, com a apresentação dos seguintes documentos:
Para as reclamações presenciais, uma via do formulário com o registro da reclamação será entregue ao passageiro, contendo a identificação da empresa transportadora, do preposto responsável pelo atendimento ao passageiro, e a data do registro.
Nos registros pelos canais online estas informações são disponibilizadas imediatamente a partir do registro da reclamação.
No ato do registro da reclamação, não será retido o bilhete de passagem ou o tíquete de bagagem, que deverá permanecer sob a posse do passageiro, podendo ser solicitado posteriormente.
Transporte de encomendas
Oferecemos o serviço de transporte de encomendas em parceria com a Viação Águia Branca. Acesse https://viajesantacruz.com.br/servicos/ e obtenha as informações para contato e cotação
Transporte de Pets
Oferecemos o transporte de pets em nossas viagens, de acordo com as regras indicadas em nossa página específica sobre viagem de pets.
https://viajesantacruz.com.br/duvida-viagem-com-pets/
É obrigatória a aquisição do bilhete de passagem para o pet e as regras de cancelamento e remarcação são as mesmas estabelecidas aos demais passageiros, de acordo com a regulamentação e critérios vigentes.
O transporte de cão guia é realizado gratuitamente e conforme especificações do Decreto nº 5.904, de 21 de setembro de 2006.
Serviços oferecidos como cortesia
Oferecemos os seguintes serviços a titulo de cortesia, não compondo a cobrança sobre esses itens em nosso bilhete de passagem.
1 – WiFi
Disponibilizamos em todos os nossos veículos sistema de WiFi, gratuito, como cortesia para sua viagem. Para se conectar selecione nossa rede e insira a senha de acesso, que está disponível em todos os nossos veículos, em adesivos afixados no porta embrulhos. O sinal de WiFi está sujeito à indisponibilidade de acordo com a área de cobertura da operadora.
2 – Carregador USB
Disponibilizamos em todos os nossos ônibus conectores USB individuais, em cada poltrona.
Utilize o tempo que precisar para carregamento de seu aparelho eletrônico.
Atente-se apenas à correta utilização do carregador: verifique a forma correta de encaixe e plugue no seu conector para evitar danos.
As informações sobre horário de apresentação para embarque e para partida do veículo estão contidas em seu bilhete de passagem. Fique sempre atento aos horários indicados, chegue com antecedência e garanta uma viagem tranquila.
O horário de apresentação para embarque é de 30 (trinta) minutos antes do horário de início da viagem, para que haja tempo hábil para a conferência de documentos e o embarque de bagagens
Será conferida no momento do embarque a documentação de identificação de cada um dos passageiros, sendo o documento a ser apresentado documento oficial (válido em todo o território nacional) e com foto
Verifique sempre a documentação necessária para embarque em nosso site: https://viajesantacruz.com.br/duvida-documentacao-para-viagem/
São aceitos documentos oficiais com foto, válidos em todo o território nacional, os quais devem sempre ser apresentados em forma física (em via original ou cópia autenticada) ou em formato digital diretamente no aplicativo de validação do documento (não são aceitos “prints”, fotos, download ou qualquer outro tipo de reprodução do documento digital).
Os documentos que podem ser apresentados de forma física são:
Os documentos que podem ser apresentados de forma digital (diretamente do app) são:
· Carteira Nacional de Habilitação (e-CNH)
· Título de Eleitor eletrônico (e-Título) com foto de identificação
· Documento Nacional de Identidade (DNI)
O embarque de menores exige ainda mais cuidado. Consulte em https://viajesantacruz.com.br/duvida-documentacao-para-menores/ as informações detalhadas sobre documentação para embarque de menores.
Em casos onde houver autorização para embarque do menor desacompanhado, a responsabilidade pelo menor durante a viagem é do responsável que emitiu a autorização.
Direitos e deveres do usuário no processo de embarque:
As regras, direitos e deveres dos passageiros podem ser consultados neste Guia de Orientação aos Passageiros e disponibilizamos também nossa área de Dúvidas Freqüentes para auxilio aos nossos passageiros, incluindo dicas complementares de viagem.
É direito dos usuários dos serviços regulares de transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros receber auxílio no embarque e desembarque, bem como tratamento prioritário e diferenciado, em se tratando de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de forma a garantir condição para utilização do serviço de transporte com segurança e autonomia, total ou assistida
É dever do usuário:
Nos casos de descumprimento dos deveres, os passageiros poderão ter seu embarque recusado ou determinado seu desembarque
Veja por completo os direitos e deveres dos usuários na seção 9 – Especificação dos direitos e deveres dos usuários
Todos os nossos guichês e pontos de vendas estão adequados às normas vigentes de acessibilidade, assim como todos os nossos veículos estão equipados com os itens necessários, incluindo o elevador para auxilio ao embarque.
O tipo de acessibilidade será comprovado por meio de inscrição das características ou dos tipos de acessibilidade no campo “observações” do CRLV, conforme atos normativos da Senatran e do Contran.
Nossa equipe está sempre à disposição para oferecer auxílio para o embarque e o desembarque de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Todos os passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida têm atendimento prioritário e diferenciado em nossos guichês, pontos de venda e durante a viagem com nossos motoristas, garantindo as condições necessárias para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos serviços de transporte rodoviário de passageiros.
O acesso aos seus equipamentos e ajudas técnicas estará sempre disponível nos locais de embarque e desembarque de passageiros e em todos os pontos intermediários de parada, entre a origem e o destino das viagens. Solicite sempre o auxilio de nossa equipe.
Disponibilizamos por meio da página https://viajesantacruz.com.br/acessibilidade/ a possibilidade de informação de viagem com necessidade de acessibilidade, para que o usuário com deficiência ou mobilidade reduzida possa indicar eventuais necessidades de atendimento especial durante a viagem com antecedência mínima de 03 (três) horas do horário de partida do ponto inicial do serviço.
É recomendável que o passageiro se apresente com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário de partida da sua viagem no local indicado para embarque.
O embarque do passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida será preferencial em relação aos demais passageiros, e no destino final, seu desembarque deverá ser posterior ao dos demais passageiros, exceto os casos de passageiros com cão-guia, quando esta prioridade poderá ser invertida.
O passageiro com deficiência visual poderá ingressar e permanecer no veículo com o cão-guia, o qual será transportado gratuitamente, no piso do veículo, ao seu lado.
Caso o passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida precise utilizar o sanitário durante a viagem, deverá comunicar ao nosso motorista, para que, caso necessário, possa utilizar as instalações do posto de serviços mais próximo.
Os equipamentos e ajudas técnicas de uso dos passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida, bem como dos passageiros com crianças de colo, não serão considerados bagagem, sendo obrigatório, gratuito e prioritário o seu transporte, mesmo que excedam os limites máximos estabelecidos na franquia mínima. No caso de incompatibilidade do equipamento com o bagageiro, será informado ao passageiro, o qual deverá providenciar o transporte de outra forma.
Para todos os horários disponíveis de viagens, está indicada qual a classe de serviços será operada. Esta informação também estará disponível no bilhete de passagem.
A Viação Santa Cruz atende com viagens das classes Convencionais e Executivas.
Em relação ao conforto, todos os nossos veículos são de padrão executivo, com as seguintes características:
Classe de conforto da poltrona | Reclinação final mínima em relação à vertical | Distância mínima para poltrona imediatamente anterior (DPA) |
D (executiva) | 40 graus | 26 cm |
No início de cada viagem, nosso motorista realizará a comunicação a todos os passageiros indicando:
Nos locais indicados para embarque, a Viação Santa Cruz atende com o apoio aos passageiros com a equipe de atendimento presente nos guichês de venda de passagens.
Nossa equipe está a disposição para o auxilio e apoio em todas as dúvidas relacionadas ao serviço de transporte de passageiros, seja para a venda de passagem ou para o embarque.
Possuímos disponível em todos os guichês de venda o apoio para cancelamento/reembolso de passagens, remarcação e troca de titularidade, atuando sempre de acordo as condições vigentes para cada tipo de procedimento.
Durante sua viagem nosso motorista poderá prestar o auxilio necessário caso haja qualquer problema. Basta acioná-lo e de modo seguro, ele providenciará sempre o apoio necessário.
Toda a assistência necessária será prestada aos nossos passageiros ao longo de toda a prestação dos serviços, sobretudo quando houver
Nos casos de cancelamento de viagem, a comunicação será realizada aos passageiros com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas ao horário de início da viagem, indicado no bilhete de passagem.
Estará disponível ao usuário a opção de ressarcimento do valor integral do bilhete de passagem ou de reagendamento, como preferir
Nos casos de interrupção da viagem em curso, poderão ser utilizados veículos com cadastro ativo na ANTT de outra empresa transportadora do serviço regular ou de fretamento para dar continuidade à viagem, desde que comunicado previamente à ANTT.
É assegurada a continuidade da viagem em um período máximo de 03 (três) horas após o horário previsto para o início da viagem do passageiro ou do momento da interrupção da viagem em curso, conforme o caso
A assistência não será devida ao passageiro que optar pela restituição do valor total pago pelo bilhete de passagem, salvo nos casos de incidentes, acidentes ou assaltos.
Incluindo o número do SAC da empresa autorizada, os canais de comunicação com a Ouvidoria da ANTT e a plataforma Consumidor.gov.br
Estamos sempre disponíveis para contato pelos nossos canais de atendimento online e presenciais:
SAC – 0800 888 0899
SAC Deficientes Auditivos – 0800 888 0777
WhatsApp (automatizado e exclusivo para venda de passagens) – 19 3891-9012
WhatsApp (atendimento automatizado para dúvidas freqüentes) – 19 99219-6790
Guichês e Pontos de Venda: Verifique a listagem de localidades, contato e horário de atendimento disponível em: https://viajesantacruz.com.br/pontos-de-vendas/
Site – Central de Ajuda: https://viajesantacruz.com.br/central-de-ajuda/
Reclame Aqui: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/viacao-santa-cruz/
Consumidor.gov: https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1713437533800
Telefone: 166
Whatsapp: (61) 99688-4306
Formulário eletrônico: https://ouvidoria.antt.gov.br/Cadastro/Mensagem.aspx